terça-feira, 21 de abril de 2009

Ora, sorriso é contagiante

Tenho tara porsorrisos.Tenho tara pelos dentes que alegram um rosto. Pelo ato que ameniza um rosto cansado, que esconde problemas,... Tenho tara por sorrir. Sinto-me em êxtase quando consigo dar um sorriso totalmente verdadeiro. Lógico, que não é sorriso quando não é verdadeiro, sendo assim não possui o dom de ser mágico, apenas os verdadeiros sorrisos.
Existem pessoas que não sabem sorrir, que escondem os verdadeiros sentimentos em um sorrisinho bloqueado com os lábios. Aquela cara de paisagem pra tudo que passa na vida. Pessoas que mais parecem de cera, não mudam a expressão, e se mudarem é para ficar cada vez mais carrancudo.
Mas o oposto também é real. Existem aquelas pessoas que sorriem e riem para tudo, não conseguem ponderar a hora da verdade. Mesmo porque, rir é bom, mas rir de tudo é desespero. E ser um desesperado em uma sociedade de insanos não é novidade nenhuma.
Os sorrisos devem fluir dos rostos assim como a lágrima que cai dos olhos, a mágica de olhares cruzados, a inocência de crianças brincando. Não é sorriso aquilo que colocamos no rosto para tentarmos ser simpáticos, com aqueles que não nos agrada. Também não é sorriso a careta que fazemos quando algo não faz nosso gosto, e não podemos expressar.
Quem sorri, sorri com os lábios, com as maças do rosto.... Quem sorri faz os olhos brilharem, as covinhas aparecerem, mesmo que sutilmente, as pálpebras levantarem. Quem sorri desperta automaticamente um sorriso. Quem sorri faz cócegas na alma e um carinho no ego.
Ter motivos para sorrir é totalmente pessoal. O mesmo sol que pode provocar admiração, e alegria, pode ser motivo de revolta e reclamação. Por tanto o mesmo fato pode ser motivo para um sorriso, ou ser mais um ao longo do dia. Algumas pessoas crêem que o simples acordar e ter pra onde ir, é um belo motivo para estampar o rosto. Outras julgam isso insignificante e trivial. Assim como tudo na vida, motivos para sorris são relevantes para uns, e irrelevantes para outros, é uma questão de valores, crença e objetivos.
E poderíamos sim dizer que sorriso contagiante é o maior pleonasmo do mundo. Ora, sorriso é contagiante. Não existe situação que burle essa regra. Quando encontramos um belo sorriso cruzando nossos olhares automaticamente nossos lábios expressam um esboço desse ato. Assim como ver alguém chorando provoca uma inquietação pra tentar ajudar.
Não desperdice tempo, e nem banalize essa expressão de verdade e de sentimento. Não deixe que o ato de sorrir caia em senso comum como a expressão “eu te amo”. Sorria sempre, mas não finja que sorri.

Um comentário:

Lais verardo disse...

o texto mais seu, o seu sorriso, o meu faról.