Saudade. Palavra que só existe no alfabeto Brasileiro, e por que será!?Que somos um povo altamente carinhosos e receptivos qualquer individuo já percebeu, mas qual será a razão de nenhum outro povo ter dado nome a esse sentimento, se é que a saudade é um sentimento.
Sentimento, estado, momento, não sei.... Psicológico, fisiológico, social, global, o que é a saudade!? Em que parte do cérebro ela se manifesta!? Há relação enzimática, sináptica, ou será só uma energia, uma sensação? Existe graus? É classificável, possui sintomas, evolui para outra coisa? O que é !?
Não tenho nenhuma dessas resposta, e também pouco me importa. Sei que estou com saudade, sei que meu peito está apertado, com vontade de distribuir abraços da mesma magnitude. Quero sentir braços entrelaçando meu peito, sorrisos iluminando meus passos, olhares decifrando minhas atitudes.
Estou com saudade de um tempo que não tem volta, de pessoas que não voltarão, de amores que não aconteceram, de sonhos que ainda terei, de momentos que pude viver e deixei passar.E nesse momento, não há lugar para filosofias, ou palavras belas que se integram para formar textos poéticos. A beleza de escrever ,dessa vez, dá espaço a beleza de viver, de se relacionar, de crescer. Sim pois, quando se vive, se estabelece relações. Algumas delas são propositais, outras inevitáveis, umas contam com a ajuda do acaso, do destino, outras com a oportunidade e a atitude. E a medida que se cresce é deixado muita historia de vida, algumas pessoas, certas situações, é deixado pra trás uma forma de viver.
Na vida certas situações se fazem imutáveis, indispensáveis e indisponíveis.E são essas que prestamos atenção, que bolamos planos, e evocamos o famoso " e se" como se pensar em diferentes futuros fossem amenizar o presente. São essas situações que fazem nossos peitos ecoarem, nossos olhos fecharem e nossa mente extasiar.Acredito que os sonhos podem ter algum tipo de ligação com essas situações que gostaríamos que não fosse tão estáticas, ou não, algumas delas adoramos que são estáticas.
Hoje acordei só saudade, e só duas vezes: só e com saudade ,e só com saudade. Acordei pensando e sentindo saudade. Doí, alegra, anima, motiva, desfoca, é a solução, é o problema. A saudade é amiga, é traiçoeira, é egoísta, é altruísta. É branca, é verde, é preta, é transparente. É importante, é inconstante, é forte, é fraca, é bela, é feia, é vida, é morte.
Me dá tanta vontade de voltar e viver de novo, ou vontade de voltar e viver junto.Vontade de saciar a saudade, vontade de deixar de estar duas vezes só com saudade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário